![]() |
Veritas, entrada da Suprema Corte Canadense |
ela passou por uma evolução notável. Enquanto que no Primeiro Testamento a verdade era antes de tudo a fidelidade à aliança, ele se tornará no Segundo Testamento a plenitude da revelação centrada em Cristo e no seu ensino.
A palavra para verdade no hebraico é‘aman, de onde deriva o amém litúrgico, significa ser sólido, seguro e digno de confiança. Verdade é a qualidade do que é estável, comprovado e aquilo que podemos nos apoiar. Uma paz de verdade é uma paz sólida e durável, um caminho de verdade é um caminho que conduz seguramente à meta. Aplicado a Deus ou aos homens o termo é traduzido muitas vezes por fidelidade, pois é a de alguém que pode levar outro a prestar-lhe confiança.
Outra palavra hebraica‘emet está relacionada com a intervenção de Deus na história em favor do seu povo. A importância deste atributo não se explica senão no contexto da aliança e das promessas: o Deus de Israel é Deus, é fiel e mantém a sua aliança por mil gerações daqueles que o amam. O salmo 89 destina-se integralmente a celebrar esta fidelidade. O juramento de Deus, chamado ‘emet, é considerado infringível. Muitas vezes esta palavra está associada a hesed, que significa graça, para designar a atitude fundamental de Deus na aliança. A fidelidade tem como atributos principais ou mesmos conferidos à Palavra de Deus: a justiça e a santidade. As promessas divinas são sólidas como uma muralha, um refúgio para o justo, uma armadura contra o inimigo e são irrevogáveis.
Contudo, já não se pode dizer o mesmo do ‘emet dos homens. Homens de verdade não são os que são confiáveis e sim os que confiam e temem a Deus. Ela descreve o conjunto de comportamentos do justo: coração íntegro, justiça, fazer o bem, estar ao lado do que é direito, fazer a verdade transparecer e caminhar nela. Para as relações dos homens entre si, fazer a bondade e a verdade é agir com benevolência, lealdade. Isto é uma bondade fiel e verdadeira.
Na tradição sapiencial e apocalíptica a noção de verdade toma um sentido parcialmente novo, que está a meio caminho do seu significado nos evangelhos. Designa a doutrina de sabedoria ou a verdade revelada. Os salmos que aludem à expressão “andar na verdade de Deus” dão entender que essa verdade não é somente um comportamento moral individual, mas a própria lei de Deus que ensina e exige que se observe o comportamento da sociedade como num todo. Os sacerdotes devem transmitir uma doutrina de verdade, o ensino que vem de Deus. Daí, nesta literatura, verdade ser sinônimo de sabedoria: Compra a verdade e não a vendas; compra a sabedoria, a instrução e o entendimento. (Pv 23.23)
No sentido profético do termo, verdade significa o plano de Deus e a sua vontade que estão relacionados ao mistério da salvação dos justos. Somente os justos compreenderão a verdade, experimentarão a fidelidade de Deus para com as suas promessas, e verão a Deus. A verdade é aquela que expressa o desígnio de Deus, a verdadeira fé, que é a religião proposta ao povo de Israel. A religião que prega a doutrina revelada, a excelência moral, que se contrapõe à iniquidade e que segue os caminhos da verdade. A verdade, então, resume o conjunto de atitudes e atributos próprios dos filhos da aliança. (continua)
0 comentários:
Postar um comentário