Então, da parte dele foi enviada aquela mão que traçou esta escritura. Esta, pois, é a escritura que se traçou: MENE, MENE, TEQUEL E UFARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e deu cabo dele. TEQUEL: Pesado foste na balança e achado em falta. UFARSIM: Dividido foi o teu reino e dado aos medos e aos persas. Leiam Daniel 5.1-30
Na parede a mão de Deus escreveu, afresco em Duro-Europos |
MENE, MENE
Contado e numerado. A expressão se repete para confirmar que os olhos de Deus estão atentos às iniquidades. Serve também para confirmar que esta não é uma atitude repentina, ou simplesmente uma retaliação extemporânea, mas que já vem sendo avaliada e planejada há muito tempo. Estes são os números negativos de uma história que não começou com o atual monarca, mas que vem sendo constantemente opressora através das gerações. O profeta se baseia nisso: em fatos. Comparando o que está acontecendo com a vontade de Deus ele descobre desde a mais sutil falta a mais cruel injustiça. Belsazar pode muito bem estar andando por aí entre nós, mas seus dias estão contados e numerados.
TEQUEL
Pesado foste na balança e te encontraste em falta. Encontramos aqui a diferença fundamental entre a profecia bíblica e os agouros e imprecações próprios das religiões pagãs. A profecia não atira flechas envenenadas indistintamente contra os inimigos, mas lança sobre todos um julgamento justo. Ainda mais justo que o de Anúbis, o deus egípcio que media o peso do coração dos homens contra o de uma pena, determinando assim a sua salvação ou perdição. O julgamento dos profetas levava mais em conta as omissões do que propriamente o ato consumado. Aqueles que não fazem a associação do ministério de Jesus com o ministério profético deveriam dar uma olhada nos argumentos do grande julgamento proferido por ele em Mt 21-41-43: Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo forasteiro, não me hospedastes; estando nu, não me vestistes; achando-me enfermo e preso, não fostes ver-me.
UFARSIM
Teu reino foi dividido. O fim de um reinado é algo muito doloroso para todos. É um momento de transição perigoso e incerto, mas é assim que se anuncia a mudança. Ela nunca vem sobre nós de forma pacífica e tranquila, pois é o momento de decisões. O que vou querer para minha vida? Que rumo vou tomar neste deserto que me encontro? Os judeus guiados por Moisés queriam voltar para as panelas de carne no Egito. Preferiam o sabor suculento da carne na amarga opressão do que o maná ainda sem gosto no breve suspiro de liberdade. A profecia não bota panos quentes e nem adoça a boca dos seus interlocutores. O reino de Belsazar está no fim, mas alegrias do novo Reino de Deus ainda estão mais no terreno das promessas do que efetivamente em nossas mãos.
A mão de Deus continua escrevendo na parede. Embora seja de forma de forma sutil nas paredes dos nossos corações, a mensagem continua a mesma. De forma poética, porém, contundente, assim anunciava o hino Na parede a mão de Deus, que há muito já está esquecido pelas nossas igrejas.
Tua vida, ó amigo,
Nesta hora escrita está;
O registro dos teus atos
Deus, no céu, escreve já;
Que Jesus, pois, te faça
Tal escrita compreender,
Que, em havendo tempo, possas
Sua graça receber.
Nesta hora escrita está;
O registro dos teus atos
Deus, no céu, escreve já;
Que Jesus, pois, te faça
Tal escrita compreender,
Que, em havendo tempo, possas
Sua graça receber.
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